sábado, 19 de dezembro de 2009

TRIBUTO AO SR. JAIR

PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA


AS PESSOAS TEM DESSAS COISAS DE QUERER JUBILAR E SANTIFICAR AS OUTRAS, DEPOIS QUE MORREM.


MAS POSSO GARANTIR QUE COMIGO NÃO FOI ASSIM, PASSEI ESSES ANOS QUE DEUS ME DEU JUNTO AO MEU SOGRO DIZENDO A TODOS O QUANTO EU ERA FELIZ POR TER EM MINHA VIDA DUAS PESSOAS COMO ELES. SEMPRE PRESENTES, PRINCIPALMENTE NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS, SEMPRE PROCURANDO NOS RODEAR DE ATENÇÕES E CUMULAR DE BENÇÃOS. ÉRAMOS, NÓS, FILHOS, NORAS, GENRO, NETOS ENTÃO NEM SE FALA, A RAZÃO DE VIVER DOS DOIS E CREIO QUE CONTINUAREMOS SENDO PARA MINHA BOA E DILIGENTE SOGRA QUE FICOU, O SEU TUDO, PERSONAGENS PRINCIPAIS DA SUA VIDA.

LEMBRO DE TANTAS COISAS QUE NÃO AS PODERIA CONTAR TODAS DE UMA VEZ, SÃO MUITAS. ANTES DE SER MEU SOGRO O SEU JAIR FOI MEU COLEGA NA PREFEITURA E LEMBRO QUE ALI NA PREFEITURA ONDE É HOJE O BONATO, FAZÍAMOS TODOS OS DIAS UMA LONGA FILA PARA BATER O PONTO E

TODA A SEMANA, ESPECIALMENTE NAS SEGUNDAS E SEXTAS-FEIRAS, ELE SEMPRE VINHA COM UMA GRACINHA, GOSTAVA MUITO DE SE ARRIAR NOS COLEGAS. UMA VEZ ELE COM MUITO ESMERO PREPAROU UM RABINHO DE ARAME E PAPEL E PEDIU PARA UM COLEGA ENCAIXAR DIREITINHO NA CALÇA DO JOÃO NA FILA DO PONTO E DEPOIS COM JEITINHO ELE MESMO PÔS FOGO, FOI UMA FESTA! PENA QUE O FOGO NÃO APAGOU E ACABOU QUEIMANDO CALÇA E CAMISA DO TAL E SAPECANDO UM POUCO A SUA POUPANÇA...MAS SEU JAIR JÁ ESTAVA LONGE PRA VER O ESTRAGO. O COLEGA NÃO TEVE O MESMO ESPÍRITO, NÃO ACEITOU A BRINCADEIRA, FICOU FURIOSO E FOI QUEIXAR-SE AO PATRÃO, QUE FEZ TODO O ESFORÇO PARA NÃO RIR NA FRENTE DO RAPAZ E GARANTIU TOMAR UMA PROVIDÊNCIA, CHAMOU O JAIR E DEU UM GANCHO A ELE. PASSADOS OS DIAS DE CASTIGO, O JAIR FOI NOVAMENTE CHAMADO NA CHEFIA, FOI QUANDO PERGUNTOU DO QUE ESTAVA SENDO ACUSADO E LHE DISSERAM, TU SABE, DE POR RABO NO SEU COLEGA DE TRABALHO. ELE DISSE, RABO EU NÃO BOTO, MAS FOGO...

MOTORISTA DA AMBULÂNCIA DA PREFEITURA E NAQUELA ÉPOCA A AMBULÂNCIA TINHA UMA MACA E CAMISA DE FORÇA PARA LEVAR OS “LOUCOS” PRO SÃO PEDRO E OUTROS HOSPITAIS EM PORTO ALEGRE. UM DIA DE MANHÃ, TUDO COMBINADO, ELE E OUTRO COLEGA PEGARAM A MARILANE, UMA DAS FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A FORÇA , METERAM NA CAMISA DE FORÇA, ATARAM NA MACA E COMEÇARAM A DAR VOLTAS NA QUADRA DA PREFEITURA COM A SIRENE LIGADA E A MARILANE GRITANDO DESESPERADA: ME SOLTA, ME SOLTA!!!

COISAS ASSIM, COMO AQUELA VEZ, FAZ POUCO TEMPO QUE LIGOU PARA O TAXISTA DE MADRUGADA E DISSE QUE ERA UM CLIENTE QUE QUERIA UMA CORRIDA, QUE PEGASSE ELE EM FRENTE AO CEMITÉRIO, SENÃO IA VER O QUE ACONTECERIA. NO OUTRO DIA O TAXISTA CONTOU A HISTÓRIA PRA TURMA NO FAMOSO BANQUINHO DA PRAÇA, SÓ QUE TODOS JÁ SABIAM DA SACANAGEM E FOI AQUELA RISALHADA. AH... QUANTAS VEZES VAMOS LEMBRAR E TER SAUDADES DELE, MUITO MAIS QUE MUITAS,,,TENHO CERTEZA DISSO.

O GIOVANE GOSTA DE C ONTAR DAS SACANAGENS E TAMBÉM DAS BRABICES DO SEU PAI, QUE QUANDO ELE E O JAIRO BRIGAVAM, AMARRAVA OS DOIS UM DE COSTAS PRO OUTRO NUMA ÁRVORE NOS FUNDOS DE CASA. QUE O GIOVANE COSTUMAVA SAIR E NÃO CUMPRIR HORÁRIO DE VOLTA E QUE UM DIA QUANDO COMEÇARAM A CANALISAR E ARRUMAR A RUA JÚLIO ROSA, SEU JAIR SE ESCONDEU E TAPOU-SE COM UM LENÇOL, ESPEROU O GIOVANE CHEGAR PERTO E QUANDO ELE CHEGOU, LEVANTOU-SE E DEU UM BAITA SUSTO...O GIOVANE FOI PARAR LÁ NA TIA CELA APAVORADO E FICOU POR MUITO TEMPO ACREDITANDO EM FANTASMA E SEM SABER QUE O FANTASMA ERA O PAI DELE.

GELÉIA DE MOCOTÓ, CHURRASCO NO DOMINGO E A PRAIA?

ELE SENTADO EM SUA CADEIRA NOS FUNDOS DA CASA TOMANDO CHIMARRÃO, PENSATIVO...OU NA FRENTE ONDE JÁ TINHA UMA CADEIRA QUE ERA SÓ DELE OU DE CHAPÉU DE PALHA NA PRAIA FAZENDO SEMPRE UMA REFORMA, O SEU ERONÍ E O DORMINHOCO...INVENTANDO ALGO, SOLTANDO PANDORGAS, CORTANDO PINHEIROS,TOMANDO CHIMARRÃO E CONTANDO CAUSOS COM O NEGRINHO E A RITA...COM OS NETOS OU SÓ OS DOIS, LOUCOS DE MEDO DE LADRÃO NA PRAIA...MEU DEUS! O TEMPO SE FOI...AGORA UM OUTRO TEMPO...SEM ELE...

LEMBRO QUE QUERIA TANTO VER MEU PAI, UMA NOITE NÃO CONSEGUIA DORMIR, EU E O GIOVANE APENAS NAMORADOS E EU COMENTEI QUE TINHA VONTADE DE VER MEU PAI NO HOSPITAL AQUELA NOITE, ELE PEGOU A BRASÍLIA AMARELA E ME LEVOU LÁ, ACABEI CHEGANDO NEM BEM DEZ MINUTOS ANTES DELE MORRER.COMPLICADAS ESSAS LEMBRANÇAS, ACHO QUE FOI ALI QUE ME ADOTOU PRA FILHA TAMBÉM, TINHA VISTO A MINHA FRAGILIDADE, ACHO QUE SEMPRE SOUBE QUE POR TRÁS DAQUELA CARA DE SABE-TUDO E RESOLVE TUDO HAVIA ALGUÉM...EU.

LEMBRO DA FOTO DO MEU PAI MOÇO EM FRENTE AO CLUBE UNIÃO, COM UM AMIGO MORENO DO LADO, ERA ELE, OS DOIS COM UM CIGARRINHO NO MEIO DOS DEDOS, ERAM AMIGOS. O TARTARUGA E O TIO VILA E APRONTARAM POUCAS E BOAS JUNTOS. O QUE NÃO SABIAM É QUE UM DIA OS FILHOS IAM SE CONHECER E CASAR E TER FILHOS, ACHO O NICOLAS UMA MISTURA DOS DOIS.O NICOLAS, O PRIMEIRO NETO, O COMPANHEIRO DO VOVÔ, TEVE TODOS OS PRIVILÉGIOS E ADOTOU ALGUNS JEITOS E MANIAS DO AVÔ, TOMA SEU CHIMARRÃO SOZINHO, GOSTA DE BRINCAR E FAZER GRAÇA COM A CARA DOS OUTROS, ACHA TUDO ENGRAÇADO E AO MESMO TEMPO É MUITO FAMÍLIA. VAI TER O PRIVILÉGIO E O PREJUÍZO DAS BOAS E DAS MÁS LEMBRANÇAS...CADA NETO SEMPRE TÃO ESPECIAL PARA ELE, CADA UM, O NIC, A MARINA(GRITONA), O JOSÉ (ZEZINHO), A RAQUELI (ESSA GURIAZINHA), A ANINHA DO VOVÔ E A MARIA CLARA (A PRETINHA).

NOSSA ALEGRIA É SABER QUE ELE NÃO ESTÁ EM UMA ESTRELA QUE BRILHA OU VAGANDO POR AÍ, MAS JUNTO DE DEUS NO LUGAR EM QUE O SENHOR ESCOLHEU E RESERVOU PARA ELE. A DAIANE TROUXE A PALAVRA QUE DEUS DEU NAQUELA TARDE TÃO DIFÍCIL E TÃO TRISTE, ESTÁ EM ECLESIASTES 3 – HÁ TEMPO PARA TODAS AS COISAS...TEMPO DE NASCER E TEMPO DE MORRER E EM JOÃO: 14 – NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS E QUE O SENHOR HAVIA PREPARADO MORADA PARA SEUS AMADOS. ELE PRÓPRIO QUIS ASSIM, ENTREGOU SUA VIDA PARA JESUS, AGORA É DELE E CERTAMENTE NOS REENCONTRAREMOS NA GLÓRIA! OUTROS TEMPOS!

2 comentários:

  1. Nossa,este é realmente lindo...Algumas pessoas somem das nossas vidas de maneiras estranhas,mesmo pela morte,isso não é o fim,só o começo de um novo presente.

    ResponderExcluir
  2. vai ser muito legal sua visita no colégio Otávio Reis

    ResponderExcluir